quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ESCORBUTO

O que é escorbuto?

Esta doença já foi muito mais disseminada pelo mundo. Hoje em dia, entretanto, é rara e se restringe a crianças de pouca idade e a recém-nascidos. O escorbuto tem como principal causa a falta de vitamina C no organismo. Há registros da doença desde a época do Egito Antigo, por volta de 1500 a.C.. Foi uma complicação muito registrada em países nórdicos, principalmente durante os rigorosos invernos, quando a produção de alimentos frescos ficava dificultada.
Os casos foram ainda mais frequentemente registrados entre marinheiros dos séculos XVI, XVII e XVIII, por exemplo. Estas pessoas passavam muito tempo dentro de embarcações e o consumo de verduras e de frutas frescas era praticamente nulo. Por este motivo a doença também é muito conhecida como “a peste do mar” ou “a peste das naus”.
Foi um médico inglês que, no século XVIII, começou a desconfiar da relação entre o escorbuto e a má alimentação. Este médico selecionou alguns marinheiros e realizou experiências administrando dietas diferentes para cada um deles. O que se pôde observar foi que a ingestão de laranjas e limões ajudava no controle do caso. Daí em diante, novas experiências foram sendo realizadas até que a complicação foi se tornando cada vez mais controlada.

Agente causador

escorbutoA principal causa do escorbuto é a não ingestão de vegetais e de frutas frescas. A maioria das plantas e dos animais consegue produzir as suas próprias vitaminas C, entretanto, o homem precisa de uma fonte exógena desta. O ácido ascórbico, como também é chamada a vitamina C, é extremamente importante para a síntese do colágeno no organismo. A pele, as gengivas, os ossos e as mucosas precisam muito da correta síntese desta substância, ficando desta forma mais vulneráveis a um quadro de escorbuto. Além disto, esta vitamina possui importantes propriedades antioxidantes e aumenta a absorção de nutrientes no trato gastrointestinal.
O ácido ascórbico está presente em frutas cítricas e vegetais como batata, espinafre ou brócolis. A não ingestão de alimentos como estes leva à falta de vitamina C no organismo e ao desenvolvimento da doença.

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Sintomas bem específicos levam à suspeita de um caso de escorbuto. Quando pessoas com alterações notáveis no organismo procuram por um médico especialista, este faz uma análise clínica do paciente. Indícios clínicos e uma rápida conversa já faz com que o médico suspeite de falta de vitamina C.
Como a doença é rara atualmente, muitas vezes o médico solicita alguns exames laboratoriais para ter certeza do diagnóstico. Estes podem, por exemplo, indicar anemia devido à redução da absorção intestinal. Quando a certeza é obtida, deve-se dar início imediato ao tratamento mais adequado. O tratamento é simples e os resultados costumam ser bastante favoráveis.
Indivíduos que sofrem de alcoolismo ou de doenças psiquiátricas que levam à desnutrição ficam mais vulneráveis ao desenvolvimento de um quadro de escorbuto. Estes fatores serão levados em conta pelo médico durante a análise do caso. Alergias alimentares também costumam estar relacionadas a esta complicação, é preciso, portanto, informar ao médico estas situações para o correto diagnóstico. Um a três meses de alimentação incorreta já pode desencadear alguns sintomas.

Sintomas

Os principais sintomas desta doença envolvem manifestações dermatológicas, sangramentos espontâneos, inflamações e dores. Podemos destacar, por exemplo:
  • Mialgia;
  • Dor óssea;
  • Edemas;
  • Hipertrofia gengival;
  • Depressão;
  • Alterações de humor;
  • Cabelos quebradiços;
  • Queda de dentes;
  • Dor nas articulações;
  • Feridas com dificuldade de cicatrização;
  • Fraqueza.
Os sinais mais facilmente notados envolvem, geralmente, sangramento e inflamação nas gengivas e queda de dentes. Em fases mais avançadas da doença é comum haver edemas generalizados, icterícia, febre e convulsões. Quando não há a procura por auxílio médico ou quando a doença não recebe o correto tratamento, casos de morte já foram relatados, inclusive nos dias atuais. Isto porque o sangramento em excesso pode gerar fortes anemias, por exemplo.

Prevenção

escorbuto sintomasManter bons hábitos alimentares é uma medida que atua efetivamente na prevenção e no tratamento não somente desta como de diversas outras doenças. O escorbuto é uma complicação praticamente toda relacionada à má alimentação, portanto, é através do monitoramento desta que a doença pode ser prevenida.
É muito importante o consumo frequente de verduras e de frutas frescas. Alimentos ricos em ácido ascórbico são considerados anti-escorbúticos e deve estar presentes na dieta de todas as pessoas. Frutas ácidas com laranjas, kiwis, tangerinas e limões, por exemplo, não podem ficar de fora. Pimenta-vermelha, brócolis, batatas e espinafres são outros alimentos que precisam ser ingeridos. Uma dieta balanceada é a principal forma de prevenção desta doença.

Tratamento

O tratamento é basicamente realizado através da reposição de vitamina C no organismo do indivíduo. Porém, a quantidade pode variar bastante de caso para caso e é extremamente necessário o acompanhamento médico. A ingestão correta de ácido ascórbico precisa ser feita por cerca de um a três meses. Após este período muitos sintomas já começam a apresentar uma melhora considerável.
Após o início da suplementação, por exemplo, alguns sintomas como fadiga, dor no corpo e letargia já melhoram em 24 horas. Cerca de 1 a 2 semanas após o início do tratamento até mesmo as hemorragias e as inflamações possuem melhora. No máximo em três meses os casos de escorbuto são controlados.
Apesar da vitamina C estar disponível para consumo em forma de cápsulas ou comprimidos, por exemplo, uma dieta balanceada é sempre o melhor remédio. Para que os sintomas desapareçam por completo e para que a doença não deixe sequelas um médico deve ser procurado diante de quaisquer sintomas.
Consultar um médico periodicamente é fundamental para o tratamento de diversas doenças, pois, desta forma, o diagnóstico pode ser precoce e os sintomas mais facilmente tratados. Mesmo sendo o escorbuto uma doença de fácil tratamento, o acompanhamento médico é muito importante, pois somente um especialista pode analisar corretamente cada caso e indicar as medidas a serem tomadas para a supressão do problema. Esteja sempre em dia com o seu médico e cuide bem da sua alimentação, desta forma doenças podem ser devidamente prevenidas e controladas.
Fonte: http://www.saudemedicina.com/escorbuto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário