segunda-feira, 27 de abril de 2015

Cardiomiopatia Alcoólica

Cardiomiopatia Alcoólica

Trata-se de um transtorno difuso do músculo do coração, observado em indivíduos com história de consumo exagerado de álcool por, geralmente, no mínimo 10 anos. Esses pacientes apresentam caracteristicamente uma insuficiência biventricular do coração.

Os sintomas mais comuns da Cardiopatia Alcoólica incluem diminuição do fôlego durante pequenos esforço e mesmo deitado (dispnéia noturna), palpitações, edema de tornozelos e distensão abdominal (devido à ascite). É comum o transtorno do ritmo cardíaco; a fibrilação auricular é a mais frequente arritmia. A cardiopatia alcoólica deve ser diferenciada do beribéri cardíaco e de uma forma da "cardiomiopatia dos bebedores de cerveja", causada pelo envenenamento por cobalto.

Todos nós sabemos que o consumo de álcool não é apenas um vício, mas também afeta a saúde de um indivíduo. Isto é devido ao fato de que o álcool contém toxinas que quando entram no corpo pode lentamente deteriorar as funções e levar à falência de órgãos. O álcool aumenta a toxicidade no sangue, que, quando transportado para outros órgãos no corpo pode degenerar os tecidos dos órgãos. Uma doença cardíaca, que é causada devido a uma ingestão excessiva de álcool é a cardiomiopatia alcoólica. Isto pode ser visto nos homens principalmente com idades entre 35 a 55 anos e pode também desenvolver-se em qualquer indivíduo que está sob uma influência prolongada de dependência do álcool. Embora o álcool afeta o corpo inteiro, os principais órgãos afetados são o coração e o fígado. O álcool leva ao mau funcionamento do coração. Disfunção diastólica cardiomiopatia alcoólica, causada devido a intoxicação por álcool, pode prejudicar o coração, causando falência múltipla de órgãos, uma condição que pode ser fatal. As câmaras do coração, incluindo os vasos sanguíneos, pode ter inchaço, o que pode resultar na cardiomiopatia dilatada. O consumo excessivo de álcool também pode levar a outro tipo de cardiomiopatia chamada miocardiopatia isquêmica. Vamos dar uma olhada nos sintomas, métodos de tratamento e prognóstico da cardiomiopatia alcoólica.

Sintomas Alcoólicas  Cardiomiopatia 

Os sinais e sintomas da cardiomiopatia alcoólica geralmente são subjugadas nos estágios iniciais. No entanto, os sintomas podem vir à tona, uma vez que a condição tem se intensificado. Dada a seguir são alguns dos sintomas da cardiomiopatia alcoólica, que pode ser observada em um indivíduo afetado por insuficiência cardíaca congestiva.
  • A pessoa pode se queixar de dor no peito e uma sensação de desconforto. Sopro cardíaco também pode ser ouvido durante o exame do peito. 
  • Inchaço das extremidades inferiores pode ser observado. Às vezes o corpo inteiro pode inchar devido à retenção de líquido. 
  • Os palpitações do coração, acompanhado de falta de ar pode ser sentida durante uma atividade. O indivíduo também pode sentir a respiração tensa enquanto está deitado. 
  • O indivíduo pode ter uma necessidade extrema de urinar à noite, uma condição conhecida como notúria. No entanto, a produção de urina pode ser baixo (oligúria) contraditória com o desejo. 
  • O indivíduo pode sentir perda de energia e fadiga devido a uma diminuição dos níveis de oxigénio no sangue.
  • Um sentimento de plenitude ou sensação de inchaço pode ser experimentada devido a um aumento do fígado.
  • Os Outros sintomas observados que podem ser notados em uma pessoa que sofre de cardiomiopatia alcoólica são sons anormais nos pulmões, inchaço nas veias do pescoço, pressão arterial anormalmente baixo etc.
Prognóstico Cardiomiopatia alcoólica e Tratamento

O diagnóstico pode incluir eletrocardiograma (ECG), radiografia de tórax, e uma angiografia coronária, etc. Uma vez que a condição exata do coração é diagnosticada, o médico pode administrar o tratamento adequado. No caso de insuficiência cardíaca, diuréticos, bloqueadores beta e inibidores da ECA pode ser administrada para remover o excesso de fluido a partir dos órgãos do corpo. Um dispositivo conhecido como desfibrilhador implantável (CDI) pode ser inserido no corpo para melhorar a capacidade de bombeamento do coração. Se cardiomiopatia alcoólica torna-se irreversível, então o médico pode aconselhar o paciente se submeter a uma cirurgia de transplante de coração.


Infelizmente, o prognóstico de cardiomiopatia alcoólica é muito pobre. Em caso de dano cardíaco grave, devido ao álcool, a condição não pode ser revertida. Uma lesão cardíaca irreversível e falha pode resultar na morte do indivíduo. No entanto, se o indivíduo totalmente abstém de abuso de álcool e os sintomas são diagnosticados cedo, então há chances de que a saúde do indivíduo pode melhorar.

Este foi um breve resumo sobre os sintomas, tratamento e prognóstico da miocardiopatia alcoólica. É aconselhável deixar o álcool e todos os outros vícios, já que é uma das melhores maneiras de evitar esta doença degenerativa de afetar você. É essencial tomar cuidado apropriado de sua saúde do coração para viver uma vida longa e livre de doença. Mantenha-se saudável!

Fonte: http://www.abcdacardiologia.net/2014/01/cardiomiopatia-alcoolica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário