segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Doppler Colorido

Doppler Colorido
A Ecografia é uma técnica médica, não invasiva, usada para reproduzir imagens dinâmicas - observadas em tempo real - dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.
Associados ao Doppler Colorido, os estudos ultra-sonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.
Consiste em exames que utilizam um feixe sonoro especial que, ao atravessar o organismo, emite ecos conforme a densidade dos tecidos. Estes ecos são captados por um transdutor que os transforma em sinais elétricos. Um computador analisa esses sinais elétricos e forma uma imagem as quais podem ser contínuas como um filme.
Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha. Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultra-sonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue.

Fonte: http://www.cedav.com.br/exames.php?exa=6

Nenhum comentário:

Postar um comentário