segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Densitometria Óssea

Densitometria Óssea
A densitometria óssea é apropriada para medir a massa óssea de específicos ossos, assim como do corpo inteiro, quantificando a perda óssea e o risco de fraturas. Assim sendo, o exame proporciona o diagnóstico do grau de osteoporose.
A Densitometria Óssea também é usada para estimar a resistência óssea e a possibilidade de fratura com um simples trauma.
Permite análise de toda a coluna em busca de fraturas antigas, através de técnica especial “IVA”. Pode ser realizada em crianças e adultos nos segmentos: coluna, antebraço, coluna vertebral e corpo total. Também, a DO permite análise de gordura corporal em tratamentos endócrinos e no preparo físico (aumento de massa muscular e emagrecimento).
Atualmente, é considerado método padrão “ouro” para identificação de indivíduos com osteoporose, pois o erro de precisão é de 1 a 2 %. Por conseguinte, influencia diretamente na identificação dos indivíduos candidatos a intervenção terapêutica, aumentado a aceitação e aderência desta, possibilitando também, ao longo do tempo, a avaliação das mudanças da massa óssea e avaliação quanto a evolução natural da doença.
Avalia preferencialmente 2 regiões principais e de maior interesse para a doença que são a coluna lombar e/ou fêmur e/ou antebraço. Sendo um método não invasivo e de fácil e rápida execução, a Densitometria Óssea ocupa um importante espaço nos métodos auxiliares diagnósticos.
A radiação necessária para a realização do exame é mínima e, quando comparada àquela utilizada para um exame de raio X de tórax, chega a ser 10 vezes menor. Quando nos distanciamos 1 metro da fonte que gera os raios X, ela pode ser considerada praticamente desprezível.
Em geral, recomenda-se a realização de exames periódicos em intervalos mínimos de 12 a 24 meses.
Muito cuidado as gestantes não podem realizar o exame, a paciente deve informar sua gravidez ou suspeita para o atendente.
No caso de ser portador de prótese de fêmur unilateral, utiliza-se o lado oposto. Caso tenha prótese bilateral, substitui-se a medida para outro local.
Caso tenha sofrido cirurgia na coluna vertebral ou colocação de placas e/ou parafusos este exame diagnóstico pode ser feito e medido em outro segmento da coluna vertebral. Caso o material interfira na análise, utiliza-se outro segmento anatômico como opção, por exemplo, o rádio distal.
Caso o paciente utilize cálcio, este deve ser suspenso pelo menos 24 horas antes do exame. E na realização prévia de exames que requerem uso de contrastes iodados ou bariados, recomenda-se que aguarde 2 semanas para a Densitometria.

ExamesAMBCBHPMTUSS
Densitometria Óssea (um segmento)32.08.008-54.08.08.12-24.08.08.12-2
Densitometria Óssea - 2 segmentos (coluna e fêmur)32.08.008-5 x24.08.08.13-04.08.08.13-0
Densitometria Óssea - Corpo Inteiro-4.08.08.14-94.08.08.14-9
 
Fonte: http://www.cedav.com.br/exames.php?exa=3


Nenhum comentário:

Postar um comentário