quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Lombalgia

Lombalgia


Introdução

A dor lombar é a segunda maior queixa médica em todo o mundo (atrás apenas do resfriado comum). A grande maioria dos casos evolui bem com cura completa. No entanto, alguns casos não tratados adequadamente, podem evoluir de forma crônica com incapacidade importante. Geralmente, basta a história e um exame físico completo para se fazer o diagnóstico, sem a necessidade de exames laboratoriais ou radiológicos mais complexos.   
Quais as causas das Lombalgias?  

A lombalgia costuma ser um sintoma relacionado com sobrecarga mecânica e envelhecimento das estruturas da coluna. No entanto, às vezes ela é um sintoma de uma doença sistêmica. Inúmeras condições clínicas podem causar lombalgia. Entre as mais comuns podemos citar:

1- Lombalgia aguda

Uma crise de dor lombar, limitada à alguns dias pode ocorrer após esforços físicos intensos, particularmente com flexão prolongada da coluna ou movimentos de torção. Em geral, estas crises vem acompanhadas de grande contratura muscular que melhoram com medidas analgésicas simples.

2- Artrose

Com o envelhecimento da coluna o disco intervertebral que separa uma vértebra da outra diminui de espessura. As vértebras adjacentes formam os chamados “bicos de papagaio” que são crescimentos ósseos em resposta à sobrecarga mecânica.  O achado de artrose é praticamente universal com o envelhecimento e, geralmente, não está relacionado com dor lombar ou qualquer sintoma, podendo ser observado também em pessoas assintomáticas. No entanto, em algumas situações particulares, a osteoartrose pode causar dor lombar ou compressão do nervo levando a dor na perna.  

3- Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma causa comum de dor nas costas e na perna, particularmente em pessoas entre 30 e 60 anos de idade. A imensa maioria dos casos é tratada satisfatoriamente de maneira conservadora, sem a necessidade de cirurgias.

4- Estenose do Canal

A estenose do canal se caracteriza pelo desenvolvimento crônico de dor lombar e nas pernas, piorando após muito tempo em pé ou simples caminhadas, e melhorando com o repouso. É uma situação comum após os 60 anos de idade causada pela diminuição do espaço ocupado pela medula nervosa.

5- Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante é uma doença reumática mais comum em pessoas jovens (em torno da segunda década de vida) que afeta a coluna e as articulações. A dor lombar pode ser a primeira manifestação desta doença e se caracteriza por uma dor que piora após o repouso e melhora com a mobilização.  

6- Osteoporose

Muito embora a osteoporose não cause dor, ela leva a fragilidade dos ossos e fraturas freqüentes. A coluna costuma estar afetada nos casos de osteoporose e, fratura vertebral pode ser causa de dor lombar, principalmente em mulheres após a menopausa, pessoas idosas, sedentários e com história familiar de osteoporose.

7- Infecções e neoplasias

Eventualmente, uma dor nas costas pode ser a manifestação de uma doença mais grave como infecção na coluna ou algum tipo de câncer. Embora sejam situações relativamente raras, deve-se pensar nessas possibilidades sempre que houver dor lombar associada com febre, perda de peso e dor noturna.  
Fonte: http://www.reumatousp.med.br/para-pacientes.php?id=40853833&idSecao=18294311


Nenhum comentário:

Postar um comentário