sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Stevia (Stevia rebaudiana)

Stevia (Stevia rebaudiana)

Nomenclatura botânica oficial: Stevia rebaudiana Bert.
Nomenclatura popular: stevia, estévia
Família: Asteraceae
Parte da planta utilizada: folhas
Resumo: Para que serve a stevia, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da stevia.

Descrição

A stevia é uma planta arbustiva, perene, sublenhosa, nativa do Paraguai e regiões adjacentes do Brasil e Argentina, crescendo geralmente em áreas pantanosas. Atinge entre 30 e 90 cm de altura. Produz flores pequenas, brancas. As folhas possuem formato lanceolado e bordas serrilhadas, medindo 3 a 4 cm.
A stevia faz parte de um gênero de plantas que compreende mais de 200 espécies, sendo a espécie Stevia rebaudiana a mais conhecida por suas propriedades adoçantes.
Stevia (S. rebaudiana)
Stevia (S. rebaudiana)
Stevia (S. rebaudiana)
"Stevia rebaudiana" by Huerta Agroecológica Comunitaria

Indicações, Usos e Benefícios

O principal uso da Stevia é como substituto do açúcar, um adoçante natural indicado nos regimes de emagrecimento. Com acompanhamento médico, apresenta vantagens em relação ao açúcar de cana para pessoas com diabetes.
Os compostos que conferem o poder adoçante da stevia estão concentrados em suas folhas. As folhas podem ser consumidas frescas, adicionada a alimentos, na forma de infusão ou ainda adicionada a alimentos. Comparada ao açúcar de cana, não possui valor calórico e não causa cáries.
Além de adoçante, a stevia possui propriedades antibacteriana, antifúngica, hipoglicêmica, reduz a pressão sanguínea, mas essas características são pouco exploradas.

Cuidados e Contraindicações

A stevia é considerada segura em quantidades moderadas. Potenciais efeitos tóxicos relacionados ao consumo de stevia ainda são desconhecidos mas não descartados.
Fonte: http://www.fitoterapicos.info/stevia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário