quarta-feira, 13 de agosto de 2014

kwashiorkor

O que é kwashiorkor?


É uma forma de desnutrição protético-calórica. O nome vem de uma palavra africana que remete ao sentido de “primeira criança/segunda criança”, isto porque é uma condição comum quando o filho fica sem o leite da mãe.
As desnutrições protético-calóricas existem em três espécies diferentes: a seca, a molhada e a intermediária. A desnutrição seca é chamada demarasmo e ocorre pela falta de comida. Na maior parte das vezes a mãe está impossibilitada de amamentar e a criança fica magra, com pouca gordura corporal e quase sem tecido muscular.
Na forma intermediária, a chamada kwashiorkor-marasmática, as crianças possuem um pouco mais de gordura corporal. O kwashiorkor é uma espécie de desnutrição protético-calórica menos comum que ocorre quando o segundo filho nasce e a mãe necessita dar todo o seu leite a este. Com isto a primeira criança passa a ser alimentada com uma sopa de baixa qualidade nutricional quando comparada ao leite da mãe. Estas desmamadas são geralmente mais velhas do que as que possuem marasmo.
O kwashiorkor pode ocorrer tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos, apesar de ter se limitado mais a locais como a África rural, o Caribe e o Sudeste da Ásia, por exemplo. Nestes lugares as crianças que sofrem com a falta do leite da mãe são alimentadas basicamente com mandioca, arroz, inhame e batata doce, havendo, portanto, deficiência na ingestão de proteínas.

AGENTE CAUSADOR

Em locais pobres ou com poucas condições muitas mães têm de abrir mão de alimentar um bebê para dar de mamar ao outro. Desta forma, o segundo filho passa a sofrer de uma condição chamada de kwashiorkor, espécie de desnutrição protético-calórica. A criança desmamada recebe outros alimentos ao invés do leite. Geralmente adquire uma dieta baseada em carboidratos, composta por inhame, arroz, batata doce e mandioca, por exemplo.Kwashiorkor
A principal fonte de proteína, o leite, é cortada e a alimentação não faz a reposição. Esta condição leva a criança a uma deficiência de proteína que prejudica o corpo como um todo. A recuperação desta forma de desnutrição é, no entanto, mais rápida do que em outros tipos, como no marasmo.

COMO SE DESCOBRE A DOENÇA (DIAGNÓSTICO)

Crianças com desnutrição protético-calórica são facilmente diagnosticadas. Cada espécie de disfunção alimentar possui algumas características em específico e na maioria das vezes uma cuidadosa análise clínica e um estudo das condições de vida do paciente são o suficiente para a certeza do caso.
Apesar disto, é pouco comum que se busque por ajuda nestas condições. Tanto o marasmo como o kwashiorkor são formas de desnutrição recorrentes em países pobres e com pouco recurso. É frequente que as pessoas não saibam onde buscar por auxílio e é também comum que estas nem mesmo recebam qualquer espécie de ajuda.
O diagnóstico não é complicado e as manifestações clínicas são evidentes. O que falta é acesso a um profissional e a melhores condições de vida. Quando detectado precocemente o kwashiorkor possui um prognóstico positivo. Entretanto, é normal muitas crianças morrerem devido às complicações de uma subnutrição.

SINTOMAS

O kwashiorkor é provocado principalmente pela falta de leite materno e por uma alimentação inadequada. Ocorre deficiência proteica, a qual é mais significativa do que a calórica. Com isto é frequente haver edemas, doenças de pele e o cabelo ficar descolorido. Crianças com kwashiorkor são geralmente mais velhas, já que é a doença do “segundo filho”.
O crescimento fica prejudicado, assim com a imunidade, a cicatrização, a produção de hormônios e de enzimas. Diarreias são sintomas, tanto do marasmo como do kwashiorkor. Uma criança subnutrida pode desenvolver retardo mental, além de uma série de infecções e de doenças cardíacas. Os sinais mais recorrentes desta condição são:
  • Cabelos brancos ou avermelhados;
  • Pele resecada, inflamada e despigmentada;
  • Apatia;
  • Fraqueza;
  • Tristeza;
  • Olhos avermelhados;
  • Abdômen distendido.
O último sintoma é geralmente provocado por dois motivos diferentes: barriga d’água ou aumento do tamanho do fígado. Este devido à carência de apolipoproteínas, responsáveis por levar a gordura do fígado para outros locais. Já a barriga d’água aumenta a permeabilidade dos vasos capilares. A criança fica com um aspecto miserável e há dificuldade em se proteger de doenças como a difteria e a febre tifoide.

PREVENÇÃO

Tanto o kwashiorkor como o marasmo e outras formas de subnutrição podem ser prevenidas através de uma dieta balanceada e de bons hábitos alimentares. Infelizmente, a questão da alimentação é uma das maiores mazelas no mundo como um todo. Ainda existem regiões no planeta Terra nas quais as pessoas não possuem acesso à comida ou à água. O que recebem é muito pouco para sobreviver e um número enorme de crianças morre todos os dias devido a esta condição.
O corpo humano necessita de nutrientes e de vitaminas para funcionar da forma adequada. Caso contrário, as funções orgânicas começam a entrar em colapso. Crianças em fase de crescimento são as que mais sofrem com esta disfunção. É preciso dar ajuda.

TRATAMENTO

Quando diagnosticado precocemente o kwashiorkor possui cura. O prognóstico é positivo e a pessoa vai se recuperando aos poucos. O que ocorre é que muitas vezes não há ninguém para ajudar. Pessoas ao redor do mundo sofrem com a falta de comida e de água sem receberem qualquer espécie de auxilio.
Através de uma dieta balanceada os problemas podem ser resolvidos. É preciso ingerir proteínas e calorias de forma a permitir que o corpo vá se reabilitando. Juntamente à melhora na alimentação é necessário que outras doenças provenientes da condição sejam tratadas. Infecções necessitam ser exterminadas e os males provocados a órgãos diversos revertidos.
O prejuízo mental pode ser sanado quando detectado a tempo. Esta complicação está relacionada ao período de subnutrição e não à intensidade da mesma. A recuperação do kwashiorkor é mais rápida do que a do marasmo. É possível promover uma vida melhor e ajudar as pessoas que sofrem desta condição. Os alimentos são a principal forma de tratamento do kwashiorkor, as proteínas repostas irão ajudar na cura do mal. É preciso chegar a estas pessoas e ajudar a combater a subnutrição.
Fonte: http://www.saudemedicina.com/kwashiorkor/

Um comentário:


  1. Obtenha um cartão ATM em branco e dinheiro Bom dinheiro / fundos Pague sua dívida diretamente hoje em qualquer caixa eletrônico em qualquer lugar do mundo. entre em contato com Jaxononlinehackers@gmail.com. É 100% garantido de segurança sem a preocupação de ser pego porque o cartão em branco já está programado e carregado com bons fundos, de forma que não é rastreável e também possui uma técnica que torna impossível para o CFTV detectar você, i não sou uma mulher estúpida que vou revelar ao público e começar a dizer o que alguém não fez. Para mais informações entre em contato com o Sr. Jaxon Boone e também sobre como você vai conseguir seu cartão, peça o seu hoje via e-mail: Jaxononlinehackers @ gmail.com, Text & Call ou Whats-app: +12192714465

    ResponderExcluir