sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ginseng (Panax Ginseng)

Ginseng (Panax Ginseng)

Nomenclatura botânica oficial: Panax Ginseng L.
Nomenclatura popular: ginseng, ginseng verdadeiro
Família: Araliaceae
Parte da planta utilizada: raíz
Resumo: Para que serve o ginseng, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações do ginseng.

Descrição

Ginseng são espécies de plantas que pertencem ao gênero Panax. Ao todo, fazem parte do gêneroPanax apenas 11 espécies, dentre as quais, a espécie considerada como ginseng verdadeiro é aPanax Ginseng. A Panax quinquefolius, espécie nativa da América do Norte e que também pertence ao gênero Panax, também é comumente chamada de ginseng. Esse artigo aborda a planta da espécie Panax Ginseng.
Trata-se de uma planta perene, nativa da Ásia, de pequeno porte, geralmente 30 a 50 cm de altura, com 3 ramificações, cada uma contendo 5 folhas. Seu fruto é pequeno, de coloração vermelha, lembrando uma amora. Porém, para uso terapêutico, a parte do ginseng mais utilizada e valiosa é sua raiz.
Sua raiz tem um aspecto curioso que lembra a fisionomia de um humano.
Gingseng - partes aéreas
Ginseng - partes aéreas

Indicações, Usos e Benefícios

O ginseng vem sendo utilizado na Ásia como planta medicinal e na culinária local por milhares de anos, principalmente na China e na Coréia do Sul e do Norte. É uma planta com longa história de uso nos lugares onde cresce nativamente.
A principal parte da planta utilizada para fins terapêuticos são suas raízes, que geralmente são comercializadas desidratadas ou em pó. Na medicina popular, o ginseng é indicado para combater stress, o cansaço e a fadiga. É comum o seu consumo frequente como forma de prevenir doenças. Também é utilizado para melhorar a vitalidade física, imunidade, concentração, memória e capacidade mental. Outro uso bastante popular do ginseng é para tratar problemas de ereção e para aumentar a libido.

Cuidados e Contraindicações

O consumo de ginseng pode apresentar alguns efeitos colaterais indesejados como insônia, euforia, náusea e dor de cabeça.
Fonte : http://www.fitoterapicos.info/ginseng.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário