terça-feira, 19 de agosto de 2014

FEOCROMOCITOMA

FEOCROMOCITOMA


O que é?
É um tumor que se desenvolve na região medular da glândula adrenal, responsável pela produção exagerada de adrenalina e noradrenalina. A doença se caracteriza por crises de pressão alta ou pressão alta constante. Além da adrenal, o tumor pode aparecer em qualquer outro lugar ao longo da cadeia nervosa simpática, e raramente em localizações aberrantes como tórax, bexiga ou cérebro.

Importância
Os feocromocitomas são raros, sendo encontrados em menos de 0,1% dos indivíduos hipertensos. Entretanto, é uma causa potencialmente curável de hipertensão arterial. Existe formas familiares que podem estar associadas com as seguintes doenças: neoplasia endócrina múltipla tipo II, neoplasia endócrina múltipla tipo IIb, neurofibromatose e doença de von Hippel-Lindau.

Tipos/Causas: 
O aparecimento do feocromocitoma pode estar diretamente ligado a fatores genéticos e familiares.

Sinais e Sintomas 
Ataques severos de dor de cabeça, palpitações no coração e sudorese exagerada. Pode ocorrer rubor na face, aumento da freqüência cardíaca, dor no tórax ou no abdome, massa abdominal palpável, hemorragia retiniana, fenômeno de Raynoud, hiperglicemia, parestesia, psicose, confusão, convulsão, perda de peso, apesar de aumento do apetite, e nervosismo. No exame do paciente a hipertensão arterial ocorre em 95% dos casos. Em casos complicados pode ocorrer hemorragia cerebro-vascular e edema agudo de pulmão.

Evolução da doença
Podem aparecer complicações da pressão alta não controlada: crises hipertensivas graves, lesões oculares com prejuízo da visão e até cegueira, derrames cerebrais, aumento do volume do coração (cardiomiopatia), etc.

Tratamento
O tratamento de escolha é a remoção cirúrgica do tumor. Para controlar a hipertensão arterial utiliza-se uma droga bloqueadora da ação da adrenalina e noradrenalina. Para tumores inoperáveis e com metastáses a distância, o tratamento clínico com a metirosina (bloqueador competitivo na síntese de catecolaminas) é útil. Feocromocitomas metastáticos podem ainda ser tratados com a combinação de quimioterapia e altas doses de metaiodobenzilguanidina.

Prognóstico
Depende do momento do diagnóstico. Se o tumor é removido antes dos danos cardiovasculares, ocorre cura completa. Pacientes com metástases (tumor maligno que se espalha para além da medula da adrenal) têm uma sobrevida média de 4 anos e meio.

O que eu posso fazer para prevenir? 
Não há como prevenir o aparecimento do feocromocitoma. Deve-se procurar atendimento médico especializado frente aos sinais e sintomas citados anteriormente.

Fonte: http://www.sempr.org.br/saibamais/saiba06.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário