sábado, 16 de agosto de 2014

Diabetes, artrite, câncer e doença de Alzheimer: estratégia proposta para evitar as doenças da velhice

Diabetes, artrite, câncer e doença de Alzheimer: estratégia proposta para evitar as doenças da velhice

A medicina está focada quase completamente em combater as doenças crônicas de uma maneira fragmentada à medida que aparecem os sintomas. Em compensação, deveriam ser realizados mais esforços para promover as intervenções que têm o potencial de evitar múltiplas doenças crônicas e prolongar as vidas saudáveis.
Pesquisadores afirmam na revista Nature que ao tratar as causas metabólicas e moleculares do envelhecimento humano é possível ajudar as pessoas a manter-se saudáveis para as décadas de 70 e 80.
Em um comentário publicado recentemente na revista Nature, três especialistas em gerontologia recomendam avançar para estratégias pré-clínicas e clínicas que demonstraram que atrasam o envelhecimento em animais. Além de promover uma dieta saudável e exercício constante, estas estratégias compreendem diminuir as causas metabólicas e moleculares do envelhecimento humano, como a acumulação crescente de dano celular que ocorre com o tempo.
Os investigadores, da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, Universidade de Brescia na Itália, e do Instituto Buck para a Senilidade e a Pesquisa e do Instituto de Longevidade da Universidade de Southern California, assinalam que os incentivos econômicos na pesquisa biomédica e a atenção à saúde recompensam o tratamento das doenças mais que promover uma boa saúde.
«Não se deve ser matemático ou economista para compreender que nosso enfoque atual na atenção à saúde não é sustentável», disse o primeiro autor Dr. Luigi Fontana, PhD, professor de medicina e nutrição na Universidade de Washington e Universidade de Brescia. «À medida que atacar as doenças ajudou as pessoas a viver mais tempo, elas ficam doentes mais anos com transtornos múltiplos relacionados com o envelhecimento, e isto é custoso», disse.
As doenças da velhice, como a insuficiência cardíaca, o diabetes, a artrite, o câncer e a doença de Alzheimer, tendem a aparecer em pacotes, assinalam os investigadores. mais de 70% das pessoas maiores de 65 anos têm duas ou mais doenças crônicas. No entanto, assinalaram, estudos sobre dietas, genes e fármacos indicam que as intervenções dirigidas a vias moleculares específicas que atrasam uma doença relacionada com a idade frequentemente detêm também outras.
«A insuficiência cardíaca não ocorre imediatamente», disse Fontana. «Demora 30 ou 40 anos de um estilo de vida não saudável e a ativação de vias relacionadas com o envelhecimento por anomalias metabólicas como hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes tipo 2, que fazem com que uma pessoa sofra insuficiência cardíaca na década de seus 60. Assim, propomos utilizar intervenções no estilo de vida - como uma alimentação saudável personalizada e um programa de exercício - para regular por decréscimo as vias do envelhecimento de maneira que o paciente evite em primeira instância a insuficiência cardíaca».
Sua própria pesquisa ressaltou possíveis benefícios da restrição alimentar para estender uma vida saudável. Foi descoberto que as pessoas que consomem uma quantidade significativamente menor de calorias, e além disso têm uma nutrição ótima, têm corações «mais jovens», mais flexíveis. Também têm uma pressão arterial significativamente mais baixa, muita menos inflamação e seus organismos e seus músculos esqueléticos funcionam em formas similares aos músculos de pessoas que são significativamente mais jovens.
Fontana e seus colaboradores também assinalam que várias vias moleculares que aumentam a longevidade dos animais também estão afetadas por fármacos autorizados e em fase de experimentação, como a rapamicina, um fármaco antineoplásico e contra a rejeição de órgãos, e a metformina, um fármaco utilizado para tratar o diabetes de tipo 2.
Múltiplas moléculas naturais e sintéticas afetam as vias compartilhadas pelo envelhecimento, o diabetes e sua síndrome metabólica relacionada. Do mesmo modo, sabe-se que dietas saudáveis e a restrição de calorias ajudam os animais a viver 50% mais.
No entanto, foi difícil capitalizar os avanços da pesquisa para deter o envelhecimento nas pessoas. Fontana e seus colaboradores escrevem que a maioria dos médicos não percebem o quanto já se sabe sobre os mecanismos moleculares do envelhecimento e seu vínculo com as doenças crônicas. E os cientistas não compreendem com precisão como funcionam os fármacos que afetam as vias do envelhecimento.
Fontana e seus colaboradores afirmam que chegou o momento de avançar para estudos pré-clínicos e clínicos dos achados mais promissores de estudos em animais. Também insistem em criar critérios de avaliação bem definidos para determinar se sua eficácia em animais será transferida aos seres humanos. São otimistas nesse frente pois parece que as vias detectoras de nutrimentos e relacionadas com o envelhecimento nos seres humanos são muito similares às que foram abordadas para ajudar os animais a viver mais tempo e ter vidas mais saudáveis.
No entanto, são muitos os desafios. A mudança mais importante, dizem, é a mentalidade. Os incentivos econômicos na pesquisa biomédica e a atenção à saúde recompensam o tratamento das doenças mais que promover uma boa saúde, assinalam.
«Mas se deve investir dinheiro público em estender a vida saudável mediante a identificação do envelhecimento. Do contrário, nós nos encontraremos em uma crise demográfica caracterizada por uma maior incapacidade e escalamento de custos da atenção à saúde», afirmam na revista Nature.
«A combinação de uma população senil com uma maior morbidade de doenças crônicas e a epidemia de obesidade e diabetes de tipo 2 em breve poderiam tornar insustentável a atenção à saúde para todas as pessoas, exceto para as mais ricas», acrescentou Fontana.http://www.medicalnewstoday.com/releases/280092.php

Fonte:  Medical News Today
http://www.medcenter.com/contentnews.aspx?pageid=128787&resource_center=352&tax_id=281&id=188753&EMKT=1&langtype=1046&utm_source=Icommarketing&utm_medium=Email&utm_content=NL%202014%20Geria%2013%20BR1508&utm_campaign=Icommarketing%20-%20_NEWSLETTER%20ESPEC%20BR%20-%20NL%202014%20GERIA%2013%20BR%202&esp_id=163

Nenhum comentário:

Postar um comentário