sexta-feira, 25 de julho de 2014

Por que o tratamento cirúrgico bariátrico cura o diabetes: novas chaves

Por que o tratamento cirúrgico bariátrico cura o diabetes: novas chaves

Os cientistas estão um passo mais perto de compreender por que o diabetes é curado na maioria dos pacientes que recebem tratamento cirúrgico consistente em uma derivação gástrica. «Nossa pesquisa se centrou nas células enteroendócrinas que 'degustam' o que comemos e em resposta, liberam uma série de hormônios que se comunicam com o pâncreas, para controlar a liberação de insulina ao cérebro, transmitir a sensação de saciedade e otimizar e maximizar a digestão e a absorção de nutrimentos», disse o diretor da equipe do estudo.
Cientistas da Universidade de Manchester estão um passo mais perto de compreender por que se cura o diabetes na maioria dos pacientes que são submetidos a tratamento cirúrgico mediante derivação gástrica.
A pesquisa, publicada na revista científica Endocrinology, mostra que a cura provavelmente é explicável pelas ações de células intestinais especializadas que secretam uma série de hormônios potentes quando consumimos alimentos.
Durante a pesquisa a equipe demonstrou que as células intestinais secretoras de hormônios, que conforme considerado antigamente continham só um hormônio, tinham até seis hormônios, incluído o hormônio da fome ghrelina.
O diretor da equipe de pesquisa, Dr. Craig Smith, Conferencista Especialista em Fisiologia Celular Molecular, disse: «Nossa pesquisa se centrou nas células enteroendócrinas que 'degustam' o que comemos e em resposta, liberam uma série de hormônios que se comunicam com o pâncreas, para controlar a liberação de insulina ao cérebro, transmitir a sensação de saciedade e otimizar e maximizar a digestão e a absorção de nutrimentos».
«Em circunstâncias normais todos estes são fatores importantes que nos mantêm saudáveis e nutridos. No entanto, estas células podem funcionar anormalmente e originar uma subalimentação ou uma superalimentação».
Setenta e cinco por cento das pessoas que padecem obesidade e que também têm diabetes são curadas desta doença depois de submeter-se a uma operação de derivação gástrica, e o Dr. Smith diz que compreender como a derivação cirúrgica cura o diabetes é o ponto decisivo da pesquisa que realiza sua equipe.
O Dr. Smith disse: «É aqui onde as coisas começam a ficar realmente interessantes pois o tipo mais frequente de derivação gástrica de fato também deriva uma proporção das células intestinais que produzem hormônios. Considera-se que isto faz com que as células hormonais do intestino mudem e se reprogramem. Para nós, é provável que compreender como estas células mudam em resposta ao tratamento cirúrgico tenha a chave da cura do diabetes».
No Reino Unido, aproximadamente 2,9 milhões de pessoas padecem diabetes e a forma mais frequente da doença é o diabetes de tipo 2, que está vinculado a genes, origem étnica, obesidade e alimentação».
«Compreender as mensagens que o intestino emite quando consumimos alimentos e quando se altera a função, como no caso do diabetes, é nosso próximo desafio e esperamos que dê lugar ao desenvolvimento de fármacos que possam se utilizar em vez do tratamento cirúrgico para curar a obesidade e evitar o diabetes», disse o Dr. Smith.

Esta notícia está baseada em materiais proporcionados pela Universidade de Manchester. Nota: os materiais podem ser editados quanto a conteúdo e extensão.
Cita bibliográfica
Alexandros G. Sykaras, Claire Demenis, Lei Cheng, Trairak Pisitkun, John T. Mclaughlin, Robert A. Fenton, Craig P. Smith. Duodenal CCK cells from male mice express multiple hormones including ghrelinEndocrinology, 2014; en.2013-2165 DOI: 10.1210/en.2013-2165
Fonte:  Science Daily
http://www.medcenter.com/contentnews.aspx?pageid=128787&tax_id=275&resource_center=346&id=181746&EMKT=1&langtype=1046&utm_source=Icommarketing&utm_medium=Email&utm_content=Endo%2013%20BR2407&utm_campaign=Icommarketing%20-%20_NEWSLETTER%20ESPEC%20BR%20-%20NL%202014%20ENDO%2013%20BR%202&esp_id=163

Nenhum comentário:

Postar um comentário