sábado, 3 de maio de 2014

Pneumonia

Pneumonia 

Pneumonia é uma infecção nos pulmões que afeta pessoas de todas as idades, com predileção por crianças pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, totalizando mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Pode acometer uma parte do pulmão de maneira uniforme ou, então, heterogênea, quando se denomina broncopneumonia. Nessa doença, os alvéolos pulmonares, que são pequenos sacos de ar de onde o oxigênio sai para atingir a corrente sangüínea, se enchem de pus, muco e outros líquidos. Com isso, as células de todo o organismo não recebem oxigênio em quantidade suficiente, comprometendo o trabalho de outros órgãos e sistemas orgânicos.
Como se não bastasse, o microrganismo causador da doença pode ganhar a circulação, determinando uma infecção generalizada – a septicemia. Esses riscos, portanto, tornam a pneumonia uma moléstia bastante grave, a ponto de ela estar entre as principais causas de morte entre adultos.
Contudo, uma parte importante dos casos fatais deriva das infecções nosocomiais, que ocorrem durante internação hospitalar e envolvem agentes mais agressivos e mais resistentes a medicamentos. A possibilidade de haver complicações na doença adquirida na comunidade está relacionada com o diagnóstico tardio, quando o tratamento começa numa fase em que a pessoa já está bastante debilitada. Quanto antes a infecção é detectada, portanto, maiores as chances de cura e menores os riscos de problemas secundários.
Causas e sintomas
Os sinais clínicos mais característicos incluem febre alta, calafrios e tremores, suores intensos, tosse produtiva, com secreção de cor de ferrugem ou esverdeada, dor no peito, respiração e batimentos cardíacos rápidos e, em casos mais graves, coloração azulada nas extremidades, demonstrando elevado comprometimento respiratório, e confusão mental. Esses sintomas surgem aos poucos ou subitamente, mas muitas vezes decorrem de uma gripe ou de um resfriado. Por isso é que, diante da piora de um quadro gripal após alguns dias, é sempre importante procurar um serviço médico em qualquer idade.
A pneumonia pode ter mais de 30 causas diferentes, entre bactérias, vírus, fungos e patógenos mais raros. Geralmente ocorre invasão do pulmão por espécies bacterianas muitas vezes já habituais na cavidade oral e garganta do indivíduo.
As infecções causadas por bactérias respondem pela maioria dos casos, envolvendo principalmente o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), também um dos principais agentes de otite média aguda, sinusite e meningite, tanto em crianças quanto em adultos.
Outro freqüente agente infeccioso envolvido nos casos de pneumonia é o micoplasma (Mycoplasma pneumoniae), um tipo de bactéria que pode ser transmitido pela inalação de gotículas da tosse ou espirro de indivíduos contaminados.
Entre os portadores de aids, é comum o surgimento de infecção pulmonar provocada por fungos, particularmente pelo Pneumocystis jiroveci. Nas pessoas diabéticas, asmáticas, com anemia falciforme e nos pacientes com doença pulmonar crônica, o risco de adquirir pneumonia é aumentado.
Exames e diagnósticos
O diagnóstico depende da história da pessoa e do exame clínico, dentro do qual a ausculta do pulmão com estetoscópio já pode evidenciar sons compatíveis com a infecção local.
A confirmação, contudo, depende da realização de uma radiografia do tórax, podendo ou não necessitar de outros testes laboratoriais complementares, como o exame simples de sangue – o hemograma – , a análise de escarro e a cultura de escarro e sangue, feitas particularmente para buscar pistas do tipo de agente implicado com a pneumonia.
Tratamento e prevenções
O tratamento costuma ser feito com antibióticos que servem para combater um amplo espectro de agentes infecciosos, pela dificuldade de determinar com precisão o microrganismo causador da doença, uma vez que, como a cavidade oral das pessoas é povoada por uma série de bactérias, o exame de escarro pode fornecer informações duvidosas. Essa conduta só não vai ser efetiva para pneumonias ocasionadas por vírus, que costumam melhorar espontaneamente, apenas com as medidas de suporte necessárias a todos os casos, como repouso, boa alimentação, hidratação e, eventualmente, medicamentos para atenuar a tosse e a dor no peito. Casos mais graves podem requerer internação para a administração endovenosa dos antibióticos e recebimento de oxigênio.
Como as pneumonias muitas vezes são secundárias a gripes, receber anualmente a vacina contra o vírus influenza, responsável por muitos dos estados gripais, é uma ótima medida de prevenção em qualquer idade, particularmente para crianças pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas. Existe também imunização contra o pneumococo, agente que responde por boa parte das infecções pulmonares bacterianas.
Atualmente existem dois tipos de vacinas antipneumocócicas disponíveis: uma é a vacina 23-valente, composta por açúcares da parte externa do pneumococo. Esta vacina não é eficaz para crianças abaixo de 2 anos de idade, mas, por outro lado, para pessoas mais suscetíveis a essa bactéria, como indivíduos idosos e os portadores de doenças crônicas e congênitas, a eficácia para pneumonias graves situa-se ao redor de 75%. Para crianças menores de 2 anos, existe uma vacina chamada 7-valente, onde 7 tipos de açúcares da cápsula do pneumococo são conjugadas com proteínas, elevando a eficácia da vacina para 65% de proteção.
Como há diversos outros patógenos que causam pneumonia, é importante aumentar a resistência às doenças respiratórias de maneira geral, mantendo bons hábitos de saúde, como alimentação apropriada, cuidados redobrados com a higiene pessoal, repouso adequado e prática regular de exercícios, entre outras providências afins. O cigarro e o álcool também aumentam muito o risco de infecções pulmonares, o primeiro porque compromete o mecanismo natural de limpeza dos pulmões e o segundo porque, quando consumido habitualmente e em excesso, debilita o organismo. Parar de fumar e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, portanto, são atitudes essenciais para prevenir pneumonias.
http://www.fleury.com.br/revista/dicionarios/doencas/Pages/pneumonia.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário