quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gasometria arterial

Gasometria arterial


A gasometria consiste na leitura do pH e das pressões parciais de O2 e CO2 em uma amostra de sangue. A leitura é obtida pela comparação desses parâmetros na amostra com os padrões internos do gasômetro. Essa amostra pode ser de sangue arterial ou venoso, porém é importante saber qual a natureza da amostra para uma interpretação correta dos resultados.
Quando escolher a gasometria arterial ou a venosa?
Quando se está interessado em uma avaliação da performance pulmonar, deve ser sempre obtido sangue arterial, pois esta amostra informará a respeito da hematose e permitirá o cálculo do conteúdo de oxigênio que está sendo oferecido aos tecidos. No entanto, se o objetivo for avaliar apenas a parte metabólica, isso pode ser feito através de uma gasometria venosa.
Parâmetros normais para gasometria arterial
pH 
A avaliação do pH serve para determinar se está presente uma acidose ou uma alcalose. Um pH normal não indica necessariamente a ausência de um distúrbio ácido-básico, dependendo do grau de compensação. O  desequilíbrio  ácido-básico  é  atribuído  a  distúrbios  ou  do  sistema  respiratório  (PaCO2)  ou metabólico.

PaO2 ou PO2 
A  PaO2  exprime  a  eficácia  das  trocas  de  oxigênio  entre  os  alvéolos  e  os  capilares pulmonares,  e  depende  diretamente  da  pressão  parcial  de  oxigênio  no  alvéolo,  da  capacidade  de difusão  pulmonar  desse  gás,  da  existência  de  Shunt  anatômicos  e  da  reação  ventilação / perfusão pulmonar. Alterações desses fatores constituem causas de variações de PaO2.

PaCO2 ou PCO2 
A pressão parcial de CO2 do sangue arterial exprime a eficácia da ventilação alveolar, sendo praticamente a mesma do CO2 alveolar, dada a grande difusibilidade deste gás. Seus valores normais oscilam entre 35 a 45 mmHg.

  • Se a PaCOestiver menor que 35 mmHg, o paciente está hiperventilando, e se o pH estiver maior que 7,45, ele está emAlcalose Respiratória.
  • Se a PaCO2 estiver maior que 45 mmHg, o paciente está hipoventilando, e se o pH estiver menor que 7,35, ele está emAcidose Respiratória.
HCO3- (bicarbonato) 
As  alterações  na  concentração  de  bicarbonato  no  plasma  podem  desencadear desequilíbrios ácido-básicos por distúrbios metabólicos.

  • Se o HCO3- estiver maior que 28 mEq/L com desvio do pH > 7,45, o paciente está em Alcalose Metabólica.
  • Se o HCO3- estiver menor que 22 mEq/L com desvio do pH < 7,35, o paciente está em Acidose Metabólica.
BE (Base excess) Sinaliza o excesso ou déficit de bases dissolvidas no plasma sanguíneo.
SatO2 (%) 
Conteúdo de oxigênio/Capacidade de oxigênio; corresponde à relação entre o conteúdo de oxigênio e a capacidade de oxigênio, expressa em percentual.


Acidose Respiratória (Aumento da PaCO2)
Qualquer fator que reduza a ventilação pulmonar, aumenta a concentração de CO2 (aumenta H+ e diminui pH) resulta em acidose respiratória.
Hipoventilação →  Hipercapnia (PaCO2 > 45mmHg) → Acidose respiratória
Alcalose Respiratória (Diminuição da PaCO2)
Quando a ventilação alveolar está aumentada, a PaCO2 alveolar diminui, consequentemente, haverá diminuição da PCO2 arterial menor que 35mmHg, caracterizando uma alcalose respiratória (diminuição de H+, aumento do pH).
Acidose Metabólica (Diminuição de HCO3-)
O distúrbio ácido-básico que mais frequentemente se observa na prática clínica é a acidose metabólica. A administração de HCO3- por via venosa está indicada quando o pH < 7.25, na maioria dos casos.

↓ HCO3- ( < 22  mEq/L)   e   ↓ pH ( < 7,35)
Alcalose Metabólica Aumento de HCO3-)
A alcalose metabólica verifica-se quando o corpo perde muito ácido. Pode desenvolver-se quando a excessiva perda de sódio ou de potássio afeta a capacidade renal para controlar o equilíbrio ácido-básico do sangue.
↑ HCO3- ( > 28 mEq/L)   e   ↑ pH ( > 7,45)
Em breve haverá um post sobre os mecanismos de compensação dessas alterações.
Referências
  • Gasometria: interpretação e quando intervir; Ana Cristina Simões e Silva, Professora Asisitente Mestre do PED-UFMG;
  • Gasometria arterial. Liga `Pernambucana de Emergências.
    • Alterações do equilíbrio ácido base - Vol I – 323; 324 – Fundamentos da circulação extracorpórea.

Fonte: http://www.biomedicinapadrao.com/2012/09/gasometria-arterial.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário