terça-feira, 20 de maio de 2014

Estomatite

A inflamação da camada de muco na boca é chamado de estomatite. É um termo amplo, que inclui inchaço das gengivas, bochechas, língua, palato e lábios. Estomatite é classificada em três principais grupos de frio feridas, aftas e estomatite devido à irritação da boca.
Uma variedade de factores está associada com estomatite. Inflamação de qualquer estrutura na cavidade bucal pode ser um sinal de deficiência nutricional, a falta de higiene oral, reacção alérgica, infecção, o efeito colateral da medicação, a terapia de radiação ou exposição a irritantes. Independentemente da sua causa, a estomatite é uma condição curável.

Causas estomatite

Causas de estomatite variar de acordo com o tipo de estomatite.

Deficiência nutricional

Deficiência de nutrientes importantes é uma causa comum de estomatite. Úlcera apthous ou afta, uma forma comum de estomatite, é freqüentemente associada à deficiência de ferro e vitaminas do complexo B. Seu corpo precisa de ferro para a regulamentação das atividades dos elementos que ajudam na replicação de células e regeneração dos tecidos danificados.
Quando a reserva de ferro no seu corpo é dizimadas, os processos de células da mucosa da cavidade oral de reparo e replicação são prejudicados. Num grande número de casos, a estomatite é acompanhada de anemia por deficiência de ferro. A deficiência de certas vitaminas do complexo B, especialmente riboflavina, ácido fólico e vitamina B12, também provoca estomatite. Dieta e distúrbios gastrointestinal pobres, como a doença celíaca, que inibem a digestão e absorção de nutrientes, são causas comuns de deficiência nutricional.

Imunidade pobres

Pessoas com sistema imunológico fraco são suscetíveis à estomatite. Inflamação nas bochechas ou aftas é mais comum durante a gripe ou resfriado, quando a função imune está impedido temporariamente.

Infecção

Estomatite pode desenvolver-se devido a uma infecção viral, bacteriana ou fúngica. Afta, também conhecida como febre blister, é uma forma de estomatite relacionado com a infecção pelo vírus herpes simplex. O vírus do herpes simplex não podia ser eliminado a partir do corpo. Uma vez que uma pessoa infectada com o vírus, que permanece dormente durante um certo período.
Afta se desenvolve quando o vírus é reativado por estresse, alterações hormonais, febre, trauma ou luz solar. Estomatite inflamação da gengiva que envolve ou gengivite é causada pelo acúmulo de bactérias na gengiva. Este tipo de estomatite da goma é conhecido como gengivoestomatites. Inflamação nos cantos da boca, também chamado de estomatite angular, está frequentemente associada a infecção por fungos Cândida.

Efeitos colaterais das drogas

Certos medicamentos que irritam a boca pode causar estomatite. Pode ser provocada por quimioterapia, a epilepsia, a artrite reumatóide e as drogas de quimioterapia e antibióticos. Estomatite é um efeito colateral grave de tratamento com radiação.

Irritação

Próteses mal adaptadas, aparelhos e dentes quebrados que irritam a inflamação gatilho boca dos tecidos orais circundantes. Queimaduras causadas pelo consumo de alimentos ou bebidas quentes podem levar a estomatite. Estomatite pode ser estimulada por reações alérgicas a certos ingredientes nos alimentos ou creme dental.

Os sintomas da Estomatite

Feridas dolorosas

Ferida dolorosa nas bochechas, palato, língua, lábios e gengiva é um sinal comum de estomatite. Normalmente a diminuir feridas dentro de dez dias.

Manchas vermelhas

Manchas vermelhas podem aparecer nas bochechas, língua e palato.

Síndrome de ardência bucal

Em alguns casos, a dor na boca pode ocorrer mesmo na ausência de úlceras ou bolhas na boca.

Dificuldade em Comer

A dor na boca causado por marcas estomatite alimentares doloroso.

Febre

Febre às vezes acompanha estomatite causada por afta. No entanto, a febre é um sintoma raro de estomatite.

Fatores de Risco de Estomatite

Infecção viral

As pessoas infectadas com o vírus herpes simplex, herpes zoster, sarampo, enterovírus ou vírus Epstein-Barr têm um maior risco de desenvolvimento de estomatite. Ela ocorre quando estes vírus atacar a camada de muco na boca.

Infecção bacteriana

As pessoas com uma infecção bacteriana crônica subjacente, como doença periodontal, gonorréia, sífilis e infecção por micoplasma são suscetíveis à estomatite.

Subnutrição

Risco de estomatite é reforçada por uma desordem sistémica subjacente, tal como a doença inflamatória do intestino que provoca desnutrição e deficiência de nutrientes essenciais. Maus hábitos alimentares também podem causar deficiência de vitaminas e minerais essenciais.

Doença Auto-Imune

Doenças auto-imunes que afectam a mucosa oral, tais como a doença de Behcets e lúpus aumentar o risco de estomatite.

Tratamento de estomatite

A causa subjacente da estomatite ajuda a determinar o tratamento adequado. Quando a irritação é identificada como a causa da estomatite, evitando a irritação proporciona um alívio rápido dos sintomas de estomatite. A maioria dos casos de estomatite responder aos cuidados do lar. No entanto, em alguns casos, é necessária a intervenção médica para aliviar os sintomas dolorosos rapidamente.

Bochechos

Enxaguatórios bucais são geralmente utilizados como tratamento de primeira linha para a estomatite. Estas substâncias desinfectantes funcionam matando as bactérias, vírus e fungos que causam a inflamação na mucosa na boca. De balcão anti-sépticos bucais sem álcool são amplamente utilizados para enxaguar a boca afetada pela estomatite.
Benzidamina enxaguatórios bucais à base de cloridrato de proporcionar alívio rápido de gengivoestomatite. Enxaguar a boca com club soda ou uma mistura de bicarbonato de sódio e água é um remédio popular para a estomatite.

Hidratar a boca

A dor na boca causado por estomatite é agravado pela desidratação. Manter a boca hidratada ajuda a manter o fluxo normal de saliva na boca, proporcionando assim alívio para os sintomas dolorosos. Pessoas que sofrem de estomatite deve freqüentemente gole de água fresca. Chupando gelo pops ajuda a reduzir a boca queimar. Sialogogo, um tipo de droga que aumenta a secreção de saliva, é frequentemente recomendada para o tratamento de boca seca, que piora ardência bucal em pessoas com estomatite.

Medicamentos anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios são usados para tratar casos moderados a graves de estomatite que não respondem a anti-sépticos bucais e cuidados em casa. A aplicação tópica de corticosteróides para as áreas afetadas na boca proporciona alívio rápido de aftas e herpes labial.

Anestésicos tópicos

Anestésicos tópicos, como xilocaína e lidocaína são recomendados para o tratamento da dor estomatite grave. Eles trabalham por obstruir a transmissão dos sinais de dor, entorpecimento da área afetada temporariamente.

Antiviral

Estomatite associada a infecções virais pode ser tratada com drogas antivirais tópicas. Estes medicamentos funcionam inibindo a replicação do vírus, reduzindo assim a duração e severidade de estomatite.

Suplementos

A suplementação com ferro, riboflavina, ácido fólico e vitamina B12 é necessária quando a deficiência de qualquer um destes nutrientes provoca estomatite. Suplemento de L-lisina é feita para o tratamento de estomatite associada à infecção pelo vírus do herpes.

Fonte: http://lasaludfamiliar.com/familia/vitaminas-artigos-74.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário