sábado, 24 de maio de 2014

Edema agudo de pulmão

Edema agudo de pulmão


O edema agudo de pulmão é uma emergência médica , caracterizada por um acúmulo anormal de líquidos no interstício e nos alvéolos pulmonares ( congestão pulmonar ) . O interstício é o espaço que separa os capilares pulmonares ( pequenos vasos ) dos alvéolos . Estes últimos , os alvéolos , são pequenos compartimentos dos pulmões , aonde ocorrem as trocas gasosas ( o gás carbônico do sangue é substituído pelo oxigênio ).
Causas :
Nos pulmões , as trocas gasosas do sangue , ocorrem entre os capilares pulmonares ( pequenos vasos ) e  os alvéolos . No edema agudo de pulmão , ocorre um acúmulo anormal de líquido nos pulmões ( conegestão pulmonar ) , por um aumento da pressão sanguínea nesses capilares ( hipertensão venocapilar pulmonar ) , acarretando um deslocamento de líquido do sangue , para o interstício e , depois , para os alvéolos pulmonares .
No edema agudo de pulmão ,  o paciente literalmente "  afoga-se com o seu  próprio sangue ” . O sangue oxigenado nos pulmões , chega ao coração através do átrio esquerdo , passa pela válvula mitral , atingindo em seguida  , o ventrículo esquerdo ( câmara cardíaca que bombeia o sangue para fora do coração , em direção ao cérebro e o restante do nosso organismo ) .
Um estreitamento da válvula mitral ( estenose mitral  ) , pode levar a uma congestão pulmonar e ao edema agudo de pulmão . No entanto , a causa mais comum do edema agudo de pulmão é a disfunção do ventrículo esquerdo ( insuficiência ventricular esquerda ) , ou seja , uma incapacidade desta câmara em bombear o sangue para fora do coração .
Essa disfunção ventricular pode ser causada pela  doença arterial coronariana   ( presença de placas de gordura   na parede das artérias do coração ) , em sua forma crônica ( cardiopatia isquêmica crônica ) ou aguda ( angina instável e infarto do miocárdio )   . A disfunção ventricular esquerda ainda pode ter outras causas como : hipertensão arterial  ( cardiopatia hipertensiva ) , doenças da válvulas  cardíacas  ( além da estenose mitral , a estenose aórtica , a insuficiência aórtica e a insuficiencia mitral de graus severos , podem cursar com edema agudo de pulmão ) , doenças do músculo cardíaco  ( miocardiopatias : dilatada , restritiva e   hipertrófica ) , arritmias cardíacas e distúrbios da condução elétrica do coração ( situações  que aceleram ou lentificam demasiadamente o batimento    cardíaco ) , entre outras doenças cardíacas.
Em algumas situações , a infusão excessiva de líquidos , por exemplo , através de soro endovenoso , pode acarretar um quadro de edema agudo de pulmão. 
Sinais e sintomas :
O principal sintoma do edema agudo de pulmão é a dispnéia ( falta de ar ) , que pode surgir de uma forma súbita ou progressiva . Nesta última situação  , a falta de ar ocorre durante a realização de um esforço e , com a evolução da doença, ela também ocorre ao repouso . Algumas vezes, a dificuldade respiratória manifesta-se à noite, quando a pessoa está deitada, em decorrência do deslocamento do líquido da parte inferior do corpo em direção ao coração e os pulmões ( ortopnéia ) .
Freqüentemente, o indivíduo acorda com dificuldade respiratória ou apresentando sibilos ou chio de peito ( dispnéia paroxística noturna ). Ao sentar-se, o líquido é drenado dos pulmões, melhorando a respiração mais fácil. Os indivíduos com insuficiência ventricular esquerda podem ser obrigadas a dormir na posição sentada para evitar ou minimizar a falta de ar. Quando o acúmulo de líquido atinge os alvéolos , surge então , o quadro de edema agudo de pulmão ( intensificação súbita da falta de ar ) .
Diagnóstico :
A descrição dos sintomas de edema agudo de pulmão ( falta de ar súbita e intensa , tosse seca ou com expectoração semelhante a clara de ovo , chio de peito e, eventualmente , dor torácica )  e o exame físico , geralmente são suficientes para o  diagnóstico da doença. No exame físico , o achado característico é a presença de ruídos anormais nos pulmões ( estertores ) , associados a uma diminuição ou ausência do ruído normal do pulmão ( murmúrio vesicular ). Observa-se taquipnéia ( aumento da freqüência respiratória ).
A pressão arterial e o batimento cardíaco, poderão estar elevados ou diminuídos , dependendo da causa do edema agudo de pulmão. O eletrocardiograma poderá demonstrar um aumento das câmaras do coração , presença de alterações do ritmo cardíaco e , ainda fornecer indícios sobre a causa do edema agudo de pulmão .
Uma radiografia de tórax  também poderá revelar um aumento da área cardíaca e o acúmulo de líquido nos pulmões e na pleura ( derrame pleural ). A função do coração costuma ser avaliada através de outros exames, como o ecocardiograma , que utiliza ondas sonoras para gerar uma imagem do coração.
O ecocardiograma nos fornece indícios sobre a causa do edema agudo de pulmão  , bem como o tipo de disfunção ventricular esquerda existente : alteração de relaxamento , diminuição da força de contração ou ambos . O ecocardiograma ainda fornece elementos para uma estimativa da gravidade do quadro . Outros exames de laboratório e cardiológicos, poderão ser realizados para se determinar a causa  da disfunção cardíaca e do edema agudo de pulmão .
Tratamento :
- Medidas gerais:
O paciente em edema agudo de pulmão deverá se manter sentado no leito. Um acesso venoso para infusão de líquidos , deverá ser imediatamente instalado. Um cateter nasal de oxigênio costuma ser instalado . Em casos muito graves ( insuficiência respiratória grave ), a entubação endotraqueal com respirador artificial , poderá ser necessária. Poderá se optar também por garrotear os membros inferiores para diminuir o retorno venoso para o coração e, conseqüentemente , a congestão pulmonar.
- Medicamentos:
Vários tipos de medicamentos podem ser usados no edema agudo de pulmão. Os diuréticos injetáveis ( como a furosemida ), ajudam a eliminar o líquido acumulado nos pulmões. A morfina , diminui a ansiedade e, também a chegada de líquidos no coração. Vasodilatadores , como a nitroglicerina e o nitroprussiato , ajudam a reduzir a pressão arterial e o retorno venoso  .Outras medicações específicas poderão ser usadas , de acordo com o quadro clínico e a causa do edema agudo de pulmão.
- Tratamento da causa:
O tratamento definitivo  do edema agudo de pulmão dependerá de sua causa. Medicamentos , angioplastia coronariana , valvuloplastia por cateter balão ( na estenose mitral ) , balão intra-aórtico , cirurgia cardíaca ( "ponte de safena" ou de válvula cardíaca ) , implante de um marcapasso , entre outras opções terapêuticas , poderão ser necessários , dependendo exclusivamente do tipo de cardiopatia associada.  

Fonte: http://portaldocoracao.uol.com.br/doencas-de-a-a-z/edema-agudo-de-pulmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário