segunda-feira, 26 de maio de 2014

Agenesia



Agenesia é provocada por fatores hereditários
Os dentes são estruturas importantes e indispensáveis para a função mastigatória. A falta de um ou mais dentes é chamada de agenesia dentária e atinge até 7% da população mundial.
PAULA FERNANDA BARBOSA, terceira série matutino
A boca mantém uma função muito importante para os mamíferos ao longo de suas vidas. Quando recém-nascidos, é pela boca que, por instinto, reclamam seu alimento, garantindo assim sua sobrevivência e a perpetuação da espécie.

Nos seres humanos, logo nos primeiros meses de vida ocorre a irrupção dentária, necessária para que com o passar do tempo a criança consiga alimentar-se não só do leite materno, mas também de outros componentes importantes para seu crescimento e desenvolvimento. Os dentes começam a ser formados durante o sexto mês de gestação, e são constituídos a partir do cálcio, do flúor e do fósforo encontrados no sangue materno.

Na infância acontece a irrupção de 20 dentes, sendo dez superiores e os demais inferiores. Os dentes possuem diferentes funções, entre elas a de cortar, rasgar e triturar os alimentos. Por volta dos 2 anos e meio de idade, a criança já apresenta todos os dentes decíduos, os chamados "dentes de leite". Dos 3 aos 6 anos eles se estabilizam, e dos 6 aos 9 começa a troca dos dentes para os permanentes. Na fase adulta uma pessoa deve ter 32 dentes, desconsiderando os do siso. Mas e se algum dente não nasce?

Existem algumas anomalias dentárias de desenvolvimento. A agenesia é uma delas e se caracteriza pela ausência de um ou mais dentes que pode expressar-se desde a hipodontia, a ausência de um ou poucos dentes; até a anodontia, ausência total de dentes. Essa anomalia se caracteriza pela falta de desenvolvimento do germe dentário.

Cerca de 2 a 7% da população apresenta falta congênita de um ou mais dentes permanentes sem contar os terceiros molares. Freqüentemente os dentes que mais faltam são - pela ordem - os terceiros molares, comumente chamados de "dentes do siso"; os segundos pré-molares inferiores, os incisivos laterais superiores e os segundos pré-molares superiores.

As causas são variadas e podem estar relacionadas a fatores nutricionais, traumáticos ou infecciosos. Apesar disso, existem evidências de que a hereditariedade seja a principal responsável pela agenesia dentária, portanto a prevenção desse problema é praticamente impossível. O diagnóstico da agenesia dentária é baseado totalmente por radiografias e exames de rotina. O tratamento consiste basicamente na reposição do dente ausente, através de implantes dentários ou próteses.

O ortodontista José Miguel Ocanha Junior explicou que é importante diagnosticar a agenesia precocemente. "Dessa maneira, outras formas de tratamento podem ser consideradas dependendo do caso em questão", afirmou Ocanha Junior. Segundo o ortodontista, o implante ou a prótese podem deixar de ser a principal forma de tratamento e os espaços deixados pela agenesia podem ser fechados ortodonticamente sem comprometer a estética.

A cirurgiã dentista Maria Antonieta Rocha disse que percebeu que um dos filhos tinha agenesia quando ele ainda era criança. "Eu mesma trato dos meus filhos, então percebi cedo o problema", relatou Maria Rocha. No caso do menino, a agenesia é provavelmente de causa hereditária. "Toda a família do meu marido tem agenesia de pré-molar inferior", explicou a dentista.

A agenesia pode se tornar um problema não somente funcional, mas também estético para quem tem o problema. Talytah Silva, hoje com 21 anos, descobriu que tinha agenesia aos 12, em um exame de rotina. "Eu tinha muitos espaços entre os dentes. O dentista desconfiou e pediu alguns exames radiográficos."

No caso da estudante, a agenesia foi relacionada com uma doença que teve quando criança. Aos 3 de idade, Talytah foi internada com meningite bacteriana. "Tomei muito antibiótico quando fiquei doente. O dentista falou que o uso desses medicamentos na idade que eu tinha pode ter ocasionado a agenesia dos dois laterais superiores", comentou a jovem. Depois do tratamento ortodôntico e da reposição através de implantes dentários, Talytah disse estar satisfeita com o resultado. "Esteticamente ficou muito melhor. Com certeza", comentou a estudante.

Fonte: http://www12.unopar.br/unopar/comtexto/ctwebmanchetememoria.action?x=478


Nenhum comentário:

Postar um comentário