quarta-feira, 28 de maio de 2014

A população idosa e o risco de quedas

A população idosa e o risco de quedas

O crescente aumento da população idosa em todo mundo tem modificado a visão acerca da velhice. Esta mudança da população vem preocupando os países em desenvolvimento por não estarem preparados ainda para atender esta população de forma adequada e humanizada. (CARVALHO, RODRIGUEZ-WONG, 2008).
Assim, uma das grandes preocupações com os idosos hoje são os riscos de quedas, sendo estas consideradas de grande importância, pois marcam o inicio do declínio da função e/ou sintoma de uma doença. A frequência das quedas pode aumentar de forma rápida com a idade, em ambos os sexos, em todos os grupos étnicos e raciais (LANGE, 2005).
Estes acidentes podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e até mesmo a morte. Além disso, o idoso pode também perder a confiança e a vontade para caminhar devido ao medo, situação esta chamada de “síndrome pós-quedas”, fazendo com que aconteça a diminuição da mobilidade e o aumento da dependência (PAPALÉO NETTO, 2006).
Você conhece os fatores que causam os acidentes envolvendo quedas? Vamos ver quais são eles?
- Fatores Intrínsecos:
São aqueles relacionados às alterações fisiológicas do processo de envelhecimento (diminuição da visão, sedentarismo, alteração de equilíbrio e locomoção, fraqueza muscular); ou então, a uma patologia específica (doenças neurológicas, osteoporose, artrose, labirintite) e ainda ao uso de medicamentos (antidepressivos, ansiolíticos, anti-hipertensivos).
- Fatores Extrínsecos:
São aqueles relacionados ao ambiente em que o idoso interage, como sua casa, os locais públicos, o transporte coletivo, entre outros.
A prevenção pode ser realizada de diversas maneiras como:
- não utilizar tapetes escorregadios;
- aumentar a iluminação do ambiente;
- utilizar barras de apoio;
- evitar que o idoso utilize calçados escorregadios;
- não deixar objetos espalhados pelo chão;
- deixar a cama, sofás, cadeiras e até mesmo os armários com alturas adequadas para que o idoso não tenha dificuldades;
- evitar ambientes com muitos degraus, entre muitos outros.
Portanto, é fato que adaptar o ambiente para o idoso evita maiores riscos provenientes de uma queda!
Estima-se que em 2050, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172,7 idosos (IBGE, 2013).
Você já pensou como a prevenção do risco de quedas vai se tornar cada vez mais importante ao longo dos anos? Já parou para pensar aonde esta prevenção deve começar? E as calçadas e os locais públicos, o transporte coletivo, entre muitos outros, será que estes não necessitam de mudanças?
E nós, profissionais de enfermagem, o que podemos fazer para ajudar a evitar essas quedas? Pense nisso e compartilhe conosco suas ideias!

Texto produzido pela monitora Thais Eliana Wiezbicki

Referências
CARVALHO, J. A. M.; RODRIGUEZ-WONG, L. L. A transição da estrutura etária da população brasileira na primeira metade do século XXI. Cad Saúde Pública, v.24. n.3, p.597-605. Rio de Janeiro, mar. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v24n3/13.pdf>.  Acesso em: 22 abr. 2013.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE: População brasileira envelhece em ritmo acelerado. Disponível em: <http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=1272> Acesso em: 22 abr. 2013.
LANGE, C. Acidentes domésticos em idosos com diagnósticos de demência atendidos em um ambulatório de Ribeirão Preto, SP, 2005. 221f. [Tese Doutorado] - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: < www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde.../LANGE_C.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2013.
PAPALÉO NETTO, M. O estudo da velhice no século XX: histórico, definição do campo e termos básicos. In: FREITAS, E. V. (organizadores). Tratado de geriatria e gerontologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p. 2-12.
SÃO PAULO. Secretaria de Gestão Pública. Centro de Estudos Ortopédicos do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual). Manual de prevenção de quedas da pessoa idosa. Disponível em: <http://www.iamspe.sp.gov.br/> Acesso em: 22 abr. 2013.
Fonte: http://programaproficiencia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=643:a-populacao-idosa-e-o-risco-de-quedas&catid=39:blog&Itemid=65


Nenhum comentário:

Postar um comentário