sábado, 12 de abril de 2014

Uma em cada quatro pessoas com hipertensão arterial não toma seus medicamentos na forma apropriada

Uma em cada quatro pessoas com hipertensão arterial não toma seus medicamentos na forma apropriada

07/04/2014

Cerca de uma em cada quatro pessoas às quais são prescritos medicamentos para diminuir a hipertensão arterial crônica não os toma ou os toma apenas em algumas ocasiões, conforme assinala um estudo sobre uma técnica simples concebida para determinar por que o tratamento farmacológico poderia não estar funcionando nestes pacientes. O trabalho é publicado on-line na revista científica Heart.
Os pacientes transferidos para tratamento adicional, devido a «hipertensão resistente» foram os que tiveram mais possibilidades de não tomar seus comprimidos na forma apropriada, segundo os achados.
É bem sabido que os pacientes com transtornos crônicos comuns nem sempre cumprem seu tratamento farmacológico e a hipertensão arterial não é a exceção. No entanto, até agora não foi fácil determinar quem simplesmente não está tomando seus comprimidos prescritos e quem genuinamente não está respondendo ao tratamento.
Por conseguinte, os autores analisaram as amostras de urina de 208 pacientes com hipertensão arterial que foram a uma clínica de hipertensão especializada. Cerca de 125 eram novas transferências de unidades de cuidados primários; 66 eram pacientes de seguimento cujo controle da pressão arterial era deficiente; e 17 foram transferidos para denervação renal.
A denervação renal é um procedimento no qual são cauterizadas as terminações nervosas nas paredes da artéria renal, com o propósito de reduzir a pressão arterial alta crônica depois que o tratamento farmacológico exaustivo aparentemente não conseguiu fazê-lo, o que se conhece como «hipertensão resistente».
As amostras de urina foram analisadas para uma ampla gama dos fármacos prescritos com mais frequência para tratar a hipertensão arterial, utilizando uma técnica amplamente disponível chamada cromatografia do líquido de grande rendimento-espectrometria de massa em tandem ou simplesmente HP LC-MS/MS.
Um em cada quatro de 208 pacientes não estava tomando na forma apropriada seus fármacos para a pressão arterial: um em cada 10 (10%) não estava cumprindo sequer com o tratamento, enquanto que um em cada sete (15%) só os estava tomando em algumas ocasiões.
A maior proporção daqueles que «não cumpriam» totalmente o tratamento foi observada naqueles indivíduos transferidos para denervação renal, dos quais quase um em cada quatro não tinha algum indício de fármaco anti-hipertensor em sua urina.
Por outra parte, o número médio de fármacos identificados nas amostras de urina foi mais baixo que o número prescrito em realidade. Além disso, houve uma correlação direta entre os valores da pressão arterial e o número de fármacos detectados, observando-as valores mais baixos naqueles que tomavam todos seus medicamentos prescritos.
Os autores reconhecem que o tamanho de sua amostra é pequeno, mas assinalam os «graus alarmantemente elevados» de descumprimento completo dos medicamentos receitados.
«A maioria destes pacientes em qualquer centro de atenção de segundo ou de terceiro nível sistematicamente seria submetido a muitos testes e procedimentos adicionais para tentar explicar sua aparente falta de resposta ao tratamento habitual prescrito nas unidades de cuidados primários», ressaltam, acrescentando que em aproximadamente um em cada cinco casos, o teste HP LC-MS/MS poderia evitar tudo isto.
Em um editorial concomitante, o professor Morris Brown, da Unidade de Farmacologia Clínica na Universidade de Cambridge, diz que a técnica poderia «resolver imediatamente o problema da vigilância do cumprimento e deveria transformar rapidamente o procedimento».
«A falta de cumprimento do tratamento, e seu reconhecimento, é um problema específico na hipertensão devido a sua cronicidade e natureza assintomática», afirma.
«Provavelmente seja previsível que a maioria dos pacientes não tomem todos seus medicamentos», assinala. «Porém, o fato de que aquele 23% dos pacientes transferidos para denervação renal não tivesse fármaco detectável na sua urina foi uma verdadeira surpresa», acrescenta, sobretudo porque há consideráveis dúvidas a re
Citas bibliográficas:
Estudo: High rates of non-adherence to antihypertensive treatment revealed by high-performance liquid chromatography-tandem mass spectrometry (HP LC-MS/MS) urine analysis, Maciej Tomaszewski, Christobelle White, Prashanth Patel, Nicholas Masca, Ravi Damani, Joanne Hepworth, Nilesh J Samani, Pankaj Gupta, Webster Madira, Adrian Stanley, Bryan Williams, Heart, DOI:10.1136/heartjnl-2013-305063, publicado em 2 de abril de 2014.
Editorial: Resistant hypertension: resistance to treatment or resistance to taking treatment? Morris J Brown, Heart, DOI:10.1136/heartjnl-2014-305540, publicado em 2 de abril de 2014.
Fonte: Medical News Today

http://www.medcenter.com/contenthighlights.aspx?pageid=128789&resource_center=362&tax_id=271&id=138341&EMKT=1&langtype=1046&utm_source=Icommarketing&utm_medium=Email&utm_content=NL%202014%20Gral%2011%20BR0904%20b&utm_campaign=Icommarketing%20-%20_NEWSLETTER%20GRAL%20BR%20-%20NL%202014%20GRAL%2011%20BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário