sábado, 12 de abril de 2014

Sete frutas e verduras proporcionam máximos benefícios para a saúde

Sete frutas e verduras proporcionam máximos benefícios para a saúde

As pessoas devem consumir sete ou mais porções de frutas e verduras diariamente para obter a máxima proteção contra as cardiopatias e o câncer, pesquisadores afirmaram hoje.
Aqueles que consomem lanches com frutas e verduras conseguem obter um terço mais de proteção que aqueles que apenas cumprem com as recomendações oficiais de «cinco por dia», segundo um estudo importante realizado pelos ingleses.
Para obter o consumo de sete ao dia, os ingleses teriam que consumir um produto de fruta no café da manhã, ingerir uma salada grande no almoço e comer as duas verduras habituais com seu jantar e fruta fresca como sobremesa, além de refrigérios de fruta ou salada duas vezes ao dia.
Os pesquisadores dizem que seu estudo revela escasso benefício do suco de fruta e alguns indícios de que a fruta enlatada e congelada não é tão saudável como a fruta fresca.
Os achados correspondem a um estudo de mais de 65.000 pessoas que foi iniciado nos finais do século.
Os cientistas relataram seus resultados no Journal of Epidemiology & Community Health e dizem que aqueles que consumiram sete ou mais porções de frutas e verduras tiveram 42% menos probabilidades de morrer que as pessoas da mesma idade que consumiram menos de duas porções ao dia.
Aqueles que consumiram 3 a 5 porções tiveram uma redução de 29% no risco.
A investigadora, Dra. Oyinlola Oyebode disse: «Todos sabemos que consumir frutas e verduras é saudável, mas a magnitude do efeito é incrível».
«A mensagem clara deste estudo é que quantas mais frutas e verduras sejam consumidas, na mesma medida serão menores as probabilidades que terá de morrer a qualquer idade. As verduras têm um maior efeito que a fruta, mas de qualquer modo a fruta contribui de maneira importante».
«Se você gostar de consumir porções de cenoura ou outras verduras, esta é uma muito boa opção, mas se você desejar algo mais doce, uma banana ou qualquer fruta também será bom».
No entanto, a British Heart Foundation assinalou que os ingleses estão batalhando para alcançar o objetivo de «cinco por dia».
Vitória Taylor, da Fundação, disse: «As recomendações sobre a fruta e as verduras variam de um país para outro e sempre há debate em relação a qual é a quantidade ótima que deveria ser consumida. Não obstante, não deve se esquecer que em média ainda estamos lutando para alcançar nosso objetivo atual de cinco por dia aqui no Reino Unido».
Bibliografia
Oyinlola et al. Fruit and vegetable consumption and all-cause, cancer and CVD mortality: analysis of Health Survey for England data. Journal of Epidemiology & Community Health 1 de abril de 2014; doi 10.1136/jech-2014-203981
Fonte: doctors.net.uk
http://www.medcenter.com/contentnews.aspx?pageid=128787&id=138322&tax_id=311&EMKT=1&langtype=1046&email=fernandomatos.enfermeiro@gmail.com&utm_source=Icommarketing&utm_medium=Email&utm_content=NL%202014%20Gral%2011%20BR0904%20b&utm_campaign=Icommarketing%20-%20_NEWSLETTER%20GRAL%20BR%20-%20NL%202014%20GRAL%2011%20BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário