quinta-feira, 27 de março de 2014

Triagem genética para câncer de próstata?

Triagem genética para câncer de próstata?


Fonte: doctors.net.uk
É revelado que triagem genética poderia ajudar a identificar os homens que têm um alto risco de desenvolver formas agressivas de câncer de próstata.
Cientistas no The Institute of Cancer Research, Londres, encontraram que a triagem dos homens que tinham um número de parentes com câncer de próstata captou 14 mutações em genes de câncer conhecidos que previram o desenvolvimento da doença.
O estudo de primeiro estágio, financiado principalmente pela Prostate Cancer UK com suporte adicional da Cancer Research UK, é publicado na edição de hoje do British Journal of Cancer.
A descoberta mostra que perfis genéticos particulares apontam para um risco maior de câncer de próstata avançado e invasivo.
A colíder do estudo, professora Ros Eeles, professora de Oncogenics no The Institute of Cancer Research, Londres, e consultora honorária no Royal Marsden NHS Foundation Trust, disse: "Nosso estudo mostra o benefício potencial de colocar o câncer de próstata em pé de igualdade com cânceres tais como o câncer de mama quando se trata de testes de genética.
"Nós já temos as capacidades técnicas para avaliar homens quanto a várias mutações em uma vez, de maneira que só nos resta fazer mais trabalhos para provar que captar as mutações perigosas de forma precoce pode salvar vidas. If so, then in the future, genetic testing may be needed as part of the prostate cancer care pathway.”
Cientistas no The Institute of Cancer Research (ICR) analisaram amostras de sangue de 191 homens com câncer de próstata. Usando tecnologias de sequenciamento de DNA de 'segunda geração' para avaliar mutações em 22 genes de câncer conhecidos diferentes ao mesmo tempo, abriram a perspectiva da triagem genética rápida para o câncer de próstata para uma ampla gama de mutações.
Os pesquisadores observaram homens com um histórico de três ou mais casos de câncer de próstata em sua família próxima, refletindo o critério nos programas de teste genético de cancer de mama.
Os pesquisadores encontraram 13 mutações de 'perda de função' – que impedem que os genes produzam uma proteína de funcionamento adequado – em 8 genes de reparo de DNA. Os genes testados foram BRCA1 e BRCA2, que são já rotineiramente testados em mulheres com história familiar forte de câncer de mama ou de ovário, além de ATM, CHEK2, BRIP1, MUTYH, PALB2 e PMS2.
Homens com qualquer um destas 13 mutações eram mais propensos do que aqueles sem elas a desenvolver uma forma invasiva e avançada de câncer que se espalha para os linfonodos ou outras partes do corpo e morrer da doença.
Dr Zsofia Kote-Jarai, cientista sênior do staff no The Institute of Cancer Research, Londres, disse: "Uma das mensagens importantes para declarar do nosso estudo é que as mutações para pelo menos 8 genes – e provavelmente muitos mais – aumentam significativamente o risco de câncer de próstata agressivo.
"Qualquer programa de triagem futuro precisaria avaliar muitos destes genes quanto possível –mais do que atualmente procuramos em mulheres com risco de câncer de mama, por exemplo."
O Dr. Iain Frame, diretor de Pesquisa em Câncer de Próstata, Reino Unido, disse: "Testes genéticos para prever o risco poderiam revolucionar a forma como tratamos os 40.000 homens diagnosticados com a doença todos os anos no Reino Unido.
"Estes resultados são interessantes já que adicionam ao peso crescente da evidência que os homens com história familiar de câncer de próstata que possuem determinados genes podem estar em maior risco, proporcionando-nos uma outra peça fundamental do quebra-cabeças".
British Journal of Cancer 21 de fevereiro de 2014

Fonte: http://www.medcenter.com/contentnews.aspx?pageid=128787&id=124235&tax_id=299&resource_center=332&EMKT=1&langtype=1046&email=fernandomatos.enfermeiro@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário