domingo, 23 de março de 2014

Significado de LDL e HDL

Significado de LDL e HDL


O que é LDL e HDL:

HDL e LDL são as siglas utilizadas para designar o colesterol. Colesterol é um tipo de gordura presente no organismo dos seres humanos, e é essencial para o bom funcionamento do mesmo. O HDL é chamado de o bom colesterol, e o LDL de mau colesterol.
Quando consumido em excesso, o colesterol se deposita nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, dependendo de onde o colesterol ficar acumulado, ele pode levar o indivíduo a ter dor no peito, infarto e até acidente vascular cerebral, também chamado de derrame.

LDL

LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa proteínas de baixa densidade, e acredita-se que elas sejam as piores para os seres humanos, também chamado de mau colesterol. O LDL é o responsável por transportar o colesterol do fígado, até as células de vários outros tecidos, trazendo vários danos aos vasos sanguíneos. O LDL é diretamente relacionado as doenças cardíacas.
O LDL é também o responsável por promover o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação.

HDL

HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa proteínas de alta densidade, também conhecido como o “bom colesterol”. O HDL é capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado.
O HDL é chamado de “bom colesterol”, pois, uma vez que o indivíduo possui níveis elevados deste tipo de colesterol, ele pode se tornar benefíco, reduzindo o risco de doenças do coração.

Valores de referência

No caso do HDL (colesterol bom), é aconselhável que o valor seja igual ou superior a 60mg/dl. O valor é considerado baixo se for inferior a 40 mg/dl no caso dos homens e 50mg/dl no casos das mulheres.
Relativamente ao mau colesterol (LDL), a sua concentração no sangue deve ser menor do que 100 mg/dl. Valores entre 160 e 189 mg/dl são considerados altos e maiores que 190 mg/dl são considerados muito altos.
Fonte: http://www.significados.com.br/ldl-e-hdl/


Nenhum comentário:

Postar um comentário