sábado, 29 de março de 2014

Constipação Intestinal

Constipação Intestinal


A Obstipação ou Constipação intestinal é um problema de origem funcional, decorrente de um mau funcionamento intestinal relacionado a evacuação insatisfatória, esforço excessivo para evacuar, evacuação incompleta e fezes endurecidas. Ainda podem ocorrer períodos prolongados entre uma e outra evacuação, distensão abdominal e flatulência (1).
As principais causas são hábitos alimentares errôneos como dieta sem fibras, uso excessivo de proteínas e alimentos industrializados e refinados além da inanição; desordens funcionais e estruturais do intestino em todas as suas seções, distúrbios psiquiátricos como depressão, anorexia e psicose; e uso de fármacos, inclusive o uso excessivo de laxantes (2).

Tratamento:
O tratamento da constipação se constitui na adaptação da dieta, com ingestão de fibras, alimentos funcionais prebióticos e probióticos, além da ingestão habitual de líquidos e exercícios físicos. Abaixo, são relacionados os aspectos da alimentação que constituem o tratamento da constipação:
Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares – carboidratos não digeríveis e assim resistentes à ação de enzimas – e apresentam funções importantes contra a obstipação, como atuar na manutenção da flora intestinal e contribuir com a consistência normal das fezes.
A presença prolongada do bolo fecal nas fezes deve ser evitada para que não haja contato entre substâncias carcinogênicas e a mucosa colônica. As fibras evitam que este contato aconteça, pois diminuem o tempo de trânsito intestinal. Além disso, diminui o pH e, através da fermentação, produz ácidos graxos de cadeia curta, que são absorvidos pelo intestino grosso, e estimula a absorção de água e eletrólitos.
Uma dieta rica em fibras forma um bolo fecal volumoso, o que estimula a evacuação. As fibras insolúveis são a celulose, a lignina e algumas hemiceluloses. Elas são pouco fermentáveis e aumentam a absorção de água, acelerando o tempo de trânsito intestinal. Estão presentes no farelo de trigo, grãos integrais e verduras. Já as fibras solúveis, que são representadas pela pectina, gomas e mucilagens, retardam o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal. São altamente fermentáveis que alteram o metabolismo do cólon e aumentam o bolo fecal, estimulando a evacuação. Suas principais fontes são frutas, verduras, leguminosas e o farelo de aveia. (3)
A recomendação de fibras diária é de 25-30g para adultos saudáveis e mais 5 gramas por dia para crianças.
Os probióticos são bactérias que produzem efeitos benéficos no hospedeiro. Um de seus diversos papéis é equilibrar a flora intestinal.
Podem ser componentes de alimentos industrializados como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas. É preciso manter uma ingestão diária dessas substâncias para que haja efeitos desejáveis.
Vários microorganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, não lácticas e leveduras. As bactérias mais utilizadas nos alimentos fermentados ou iogurtes são as Bifidobacterium e Lactobacillus, como exemplo o Lactobacillus acidophillus.
As bactérias diminuem a susceptibilidade de infecções, mantendo a flora intestinal saudável e equilibrada, com níveis imunológicos aceitáveis, para que o intestino possa atuar na sua função que é digerir e absorver nutrientes para o nosso organismo e expelir o bolo fecal formado. (4)
Dentre os diversos papéis dos probióticos em nosso organismo, destacam-se a melhoria na digestibilidade dos alimentos, principalmente dos nutrientes como proteínas e lipídios, e a lactose, sendo assim o probiótico, uma importante arma contra a intolerância à lactose (4).
Além disso, as bactérias probióticas farão parte da microflora intestinal, responsável por aumentar o volume das microvilosidades do intestino, aumentando a superfície de contato para absorção. Também acelera a motilidade intestinal, evitando contato entre substâncias do bolo fecal e a mucosa (4).
A ingestão de líquidos ajuda no aumento do trânsito intestinal e na expulsão do bolo fecal, de maneira facilitada, pois hidrata o bolo fecal e o deixa amolecido. É recomendado pelo menos 1,5l de água por dia (2).
Os alimentos eficazes para regularizar o funcionamento do intestino são principalmente:
  • Fibras – como o farelo de trigo não processado (farelo de moleiro) ou farelo de arroz;
  • Cereais integrais;
  • Pão, arroz e macarrão integral;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Frutas;
  • Semente de linhaça.
Fonte: http://www.hc.fmb.unesp.br/assistencia/servico-tecnico-de-nutricao-e-dietetica/nutricao-e-patologia/constipacao-intestinal/


Nenhum comentário:

Postar um comentário